Simpósios Temáticos


Os Simpósios Temáticos estarão abertos para inscrições de trabalhos. Para efetuar sua inscrição, você deve atentar-se aos prazos definidos e enviar um resumo expandido de seu trabalho, seguindo a formatação exigida (conferir página Apresentação de Trabalhos), para o e-mail dos coordenadores do simpósio do qual você gostaria de participar.

Simpósio Temático I - Educação Libertária e Escola Pública: possibilidades e desafios
O simpósito tem como objetivo a troca de experiências e de pesquisas que abordam a educação libertária no campo das reflexões anarquistas; as concepções históricas e filosóficas da educação libertária; trajetória de educadores e experiências escolares libertaria/anarquistas. Nessa direção, os estudos histórico, filosóficos ou que tratem das trajetórias e experiências possam possibilitar a abertura de reflexões que problematizem a escola pública no contexto brasileiro. Data: 2a feira, 18/05, de 18h30 às 21h30
Local: a definir
Professor Responsável: José Damiro Moraes
E-mail para inscrição: simeducalibertaria@gmail.com


Simpósio Temático II - Narrativas outras: Reflexões sobre Questões de Gênero, Raça, Pertencimento e Educação 
As histórias e os sujeitos das narrativas são elementos inventados como tais. Interessa-nos problematizar a experiência de sujeitos fixados pela subalternização que a "diferença colonial" promoveu. A ideia de “descolonização do pensamento” é atraente para a perspectiva que cruza o questionamento das narrativas sobre um Outro colonial e o seu deslocamento nessas relações mistas (entre insurgentes e estabelecidos). 
Data: 2a feira, 18/05, de 18h30 às 21h30
Local: a definir
Professoras Responsáveis: Claudia Miranda e Maria Elena Viana Souza
E-mail para inscrição: narrativasoutras@gmail.com


Simpósio Temático IV - Concepções e práticas de trabalho com a linguagem na escola e na universidade 
Neste simpósio, pretendemos discutir, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, a partir dos trabalhos expostos, as diferentes concepções de linguagem que circulam em ambientes escolares e universitários, bem como as diferentes possibilidades de práticas de trabalho com a linguagem nos diversos níveis e modalidades de ensino. Assim, serão aceitos trabalhos que partam de diferentes perspectivas teóricas e que atravessem ou sejam atravessados pelas questões anteriormente apresentadas.
Data: 5a feira, 21/05, de 14h às 17h
Local: a definir
Professores responsáveis: Diego da Silva Vargas e Maria Aparecida da Silva Ribeiro
E-mail para inscrição: dsvargas04@gmail.com


Simpósio Temático V - Política Educacional Brasileira: Ontem e Hoje
O Simpósio de Política Educacional Brasileira: Ontem e Hoje tem como objetivo a troca de experiências e o debate sobre as políticas Educacionais Brasileiras, campo que está inserido no âmbito das políticas públicas. Estamos abertos para resumos de trabalhos que tragam o enfoque da discussão para a legislação, o planejamento institucional, a implementação e a avaliação das políticas em toda a trajetória do Estado Brasileiro.  
Data: 5a feira, 21/05, de 14h às 17h e de 18h30 às 21h30
Local: a definir
Professores responsáveis: Jane Santos da Silva
E-mail para inscrição: politicaeducacionalontemehoje@outlook.com


Simpósio Temático VI - Educação Integral

O Simpósio de Educação Integral e(m) Tempo Integral tem como objetivo a troca de experiências e o debate sobre política(s) pública(s) para o fomento da Educação Integral no contexto atual; as concepções de educação integral que permeiam as experiências atuais; e, conhecer e discutir os desafios postos no cenário atual na implementação de propostas de Educação integral em tempo integral. Estamos abertos para resumos de trabalhos que tragam o enfoque da discussão tanto de educação integral quanto de educação em tempo integral.
Data: 5a feira, 21/05, de 14h às 17h
Local: a definir
Professoras responsáveis: Janaína Spetch da Silva Menezes, Elisângela da Silva Bernardo e Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
E-mail para inscrição: simposio7@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário